POESIA NOVA, PROCESSO NOVO: 8 PONTOS
Grupo Poema Processo[1967]


1. poesia de processo: a que inaugura, em cada novo poema, processos informacionais (estéticos), voltando-se radicalmente para a concretude da linguagem: liberdade criadora, invenção.

2. não mais o processo em função da estrutura (as duas primeiras fases da poesia concreta: a da forma orgânica – fenomenologia da composição – e a da forma  geométrica – matemática da composição), porém a estrutura em função do processo.

3. oswald de andrade, carlos drummond e joão cabral apenas radicalizaram processos já conhecidos, a partir de 1953-56 criaram-se, verdadeiramente, novos processos poéticos, sob o impacto das obras de wlademir dias-pino, décio pignatari e augusto de campos, entre outros. o verso tornou-se, então, um simples elemento museológico.

4. no plano internacional criaram processos, principalmente: mallarmé, joyce, cummings, e maiacóvski.

5. a importância social do público como agente dinâmico na co-participação criadora dos poemas – montando-os, colando-os, movimentando-os, destruindo-os. poema-cartazes, poema-objetos, poemas-filmes. o  consumo imediato.

6. qualquer música dos beatles contém mais informação estética, para o homem de hoje, do que certas músicas ditas clássicas (de beethoven, wagner, vila-lobos). waldemar cordeiro é mais importante do que portinari ou di cavalcanti. na vanguarda artística do século os grandes criadores das histórias em quadrinhos: al capp, chester gould, lee falk,  alex raymond. no cinema, depois de eisenstein e welles, são marcos revolucionários resnais, antonioni, godard e lester.  no teatro, brecht. a poesia de processo é também uma tomada de posição crítica e promultigramática diante desses fenômenos culturais.

7. nem todo poema de processo, embora sempre concrecionando a linguagem, é concreto, no sentido empregado pelo grupo noigandres (são paulo). mas todo poema concreto, para  ser realmente válido, precisa encerrar um processo.

8. assim com existe uma poesia processo, existe também uma arte de processo: os princípios definidores são os mesmos. poesia de processo, arte de processo: poesia nova, arte nova. 



Manifesto publicado no catálogo da Explo 02. Natal, Rio Grande do Norte.
Assinado por Anchieta Fernandes, Dailor Varela, Falves Silva, Fernando Pimenta,
Frederico Marcos, Marcos Silva, Moacy Cirne, Nei Leandro de Castro, e Sanderson Medeiros.